Cachoeira do Fundão

A 49 km de São Roque de Minas, fica em área particular, mas o acesso é feito por dentro do parque. Partindo da Portaria 1, basta seguir a estrada principal, passando pela nascente do São Francisco, entroncamentos do Rolinho e Casca d'Anta, Garagem de Pedras e entrar à direita em uma reta sinalizada com uma pedra com os dizeres "Cachoeira do Fundão".

Esta estrada passa ao lado das ruínas da Fazenda Fundão e "sai" da área do Parna em uma porteira no meio de uma descida forte. Deve-se passar por mais quatro porteiras, sempre descendo. O carro fica estacionado ao lado da casa do proprietário. Dai até a cachoeira é 1.700m, uma descida, tome a trilha da esquerda, atravesse um riacho e siga na diagonal, cortando um pasto. Chegando à borda do riacho, uma trilha recente segue pelas pedras da margem direita (de quem sobe o rio). O poço é profundo e as águas geladas, mas sempre cristalinas. Se paga R$ 6,00 para entrar no parque e R$ 6,00 para visitar a área. O proprietário prepara refeições, mas é necessário combinar assim que chegar ao local.